sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Dr. Drauzio Varella e a gordura na dieta

Agora mesmo li o artigo do Dr. Varella - mais do que interessante! 
Ele admite que a dieta recomendada no Brasil e no mundo está ERRADA! 

Há muitos comentários por lá. 

Pelo que pude ver, há muita confusão sobre o que se deve fazer em relação à alimentação. Faltam informações com base científica. Há manipulações tendenciosas... 

Deixei o meu comentário, em forma de resposta num debate sobre o consumo de carboidratos X gorduras e sobre sermos onívoros. 

O comentário: 
Definitivamente, não preciso do carboidrato... ou precisam dele os esquimós, que viveram, até há 200 anos, sem problemas cardíacos ou câncer, ou osteoporose, ou Alzheimer, com uma dieta exclusivamente da carne e da gordura de peixes, baleias, focas e ursos! (tudo comprovado pelos estudos culturais, fósseis e ósseos).

Já que tocamos na natureza humana; nos primatas; falamos de onívoros, carnívoros e herbívoros, gostaria de colocar o ponto de vista do humano primata... sem agricultura... sem pecuária...

Não há pomares de tantas frutas, ou plantações infinitas de legumes e grãos... não há supermercados com zilhões de opções de frutas, legumes, milho, soja e todos os derivados do maldito trigo transgênico... também não há os óleos da moda, como canola, girassol, soja etc.

O terrível açúcar então... sem chance.

Então, este humilde primata onívoro (para adaptar-se a variados tipos de alimentação, e não para ser obrigado a comer de tudo), vive da caça, da pesca, de castanhas, de frutas silvestres e sazonais esporádicas e, se der sorte, de mel.

E passa uma fominha, de vez em quando. (dizem que precisamos da energia do carboidrato, mas imaginem um cara que precisa ter energia para caçar ou coletar, sem a tal alimentação de três em três horas, por causa do carboidrato que entope o sangue de açúcar e insulina - vai morrer sem energia.)

SE FOSSE ASSIM, NÃO TERÍAMOS CHEGADO ATÉ AQUI, COMO ESPÉCIE!

Mas o organismo humano é fabuloso. Como não vai usar tanta energia, quando a encontra (mel e frutas), ESPORADICAMENTE, vem a tal da insulina, inteligentemente, e guarda essas calorias na forma de gordura... bem na barriga, para poder usar no momento de falta.

Mas comemos toda essa energia todos os dias, todo esse carboidrato disponível hoje nos faz disparar o processo inteligente da insulina de forma estúpida.

Quanto ao colesterol, passo uma informação: o nosso cérebro, com 2% do peso corporal, usa 25% de todo o colesterol produzido. Condenam o colesterol o meu organismo fabrica para o meu bem e dizem que ele é alto por causa da minha dieta...

Quem orientou as pessoas a comerem errado foram os senadores vegetarianos do congresso americano (pesquise e verá).

Sem comprovação alguma, condenaram a gordura e o colesterol.

A gordura que circula nas minhas artérias não é a do animal que comi, mas a fabricada pelo meu organismo, a fim de atender às minhas próprias demandas.

Prá finalizar, lembro que a tal agricultura pode ter salvado a espécie humana da fome... mas sua face terrível está se revelando.

Para tanta plantação, a necessidade de desmatamento e esgotamento do solo tornam o planeta cada vez menos habitável...

E a espécie humana, cada vez mais obesa, diabética, cardíaca, com males de Alzheimer, problemas de tireoide, osteoporoses e o câncer, emburrece pela falta da gordura natural que nos ajudou a chegar aqui, desde tempos muitíssimo remotos.

E seguimos consumindo produtos industrializados, transgênicos e cheios de açúcar, que é o no que se transformam os carboidratos, especialmente os de alta densidade (pouca fibra).

Quem quiser provas científicas, por favor, não me peça.
Pesquise e encontrará, assim como o Digníssimo Dr. Varela encontrou.

Abraço a todos e saúde.

Sérgio Weydt

O link da postagem do Dr. Varela: http://www.cartacapital.com.br/revista/776/gordura-na-dieta-840.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar. Não vou moderar.
Pode ser a favor ou jogar pedras, faz parte do processo criativo.